terça-feira, 11 de agosto de 2009

Do nome

Vem da necessidade que o ser humano tem de dar nome as coisas-objetos, sentimentos, outros seres humanos. No primeiro instante precisamos identificar, classificar, saber do que se trata. Claro, depois surgem todos os conceitos e também nossos pré-conceitos, achamos que conhecemos algo profundamente só porque sabemos o significado do nome e aquilo faz sentido para nós. Na psicologia chamam de percepção e é através dos órgãos sensoriais que adquirimos e organizamos todas as informações que chegam. O que a percepção faz é interpretar todas as informações de acordo com experiências que já vivemos anteriormente.
E é assim que damos significado a tudo que nos rodeia.
Nós gostamos de saber o significado das coisas, é assim que nos apegamos.
Aquela história de não dar nome pro bichinho que você encontrou na rua quando era criança ou pro passarinho que caiu no seu quintal, porque depois ia ser difícil deixá-lo partir.
Depois de explicar sua importância vou contar o por que do "Vênus e a Poeira Cósmica". Vênus é a deusa da mitologia romana que representa o amor e a beleza, mas que você também pode interpretar como sendo um planeta do sistema solar (por isso a poeira cósmica, pedacinhos invisíveis ao olho nu que preenchem o espaço interestelar).
Eu ainda acredito na beleza e no amor, na sutileza dos detalhes e nas nuances que são quase invisíveis (assim como a poeira cósmica), a menos que você seja uma pessoa sensível o bastante para querer enxergá-las.

5 comentários:

  1. Colocaria em palavras as minhas impressões sobre o texto, mas gosto dos pássaros livres, deixa as idéias voarem para além das letras.

    ResponderExcluir
  2. Stardust.Bom começo:
    bota prá quebrar,moça.

    ResponderExcluir
  3. Vênus desvirginando a Rai no mundo dos blogs, hahahaha...
    welcome girl!! :)

    ResponderExcluir
  4. Ahhh perfeito... eu também acho péssimo a obrigação de TER que dar nome as coisas... prefiro não colocar rótulos... ótimos textos... =)

    ResponderExcluir
  5. Bom começo ;) Aminkaaaa vai com tuuuuuudo!

    ResponderExcluir